sexta-feira, 29 de março de 2013

Lascas de bacalhau cozido em azeite, migas de broa e alheira com grelos e ovo estrelado JA



Pessoas:[4]
 
Ingredientes:
4 lombos de bacalhau (não muito grandes)
200g de grelos escaldados e arrefecidos
300g de alheira
200g de broa de milho ralada
4 ovos
Casca de laranja e limão
Azeite
Alho
Tomilho
Louro
Pimenta preta
Sal e flor do mesmo


Confeção:
Limpe os lombos de bacalhau de espinhas, mas mantenha a pele. Num tacho pequeno, acrescente azeite suficiente para cobrir o bacalhau até dois terços e leve ao lume até a temperatura do azeite chegar aos 75ºC, aproximadamente. Coloque os lombinhos de bacalhau dentro do azeite e acrescente casca de laranja, limão, alho esmagado, tomilho, duas folhas de louro e pimenta preta em grão. Deixe o bacalhau cozer devagarinho, sem levantar a temperatura. Depois reserve. Retire a côdea à broa, corte-a em fatias e triture. Pique os grelos e reserve. Retire a tripa à alheira, desfaça o interior e saltei numa frigideira antiaderente com um fio de azeite e um dente de alho esmagado. Junte os grelos e misture. Acrescente a broa e envolva bem.
Junte ao bacalhau um pouco do azeite e reserve. Solte as lascas do bacalhau e retire a pele.
Numa frigideira antiaderente, num pouco de azeite quente, estrele o ovo. Acrescente um pouco de pimenta só na gema(embora prefira por sal...) e um pouco de sal só na clara.
Num prato de servir, coloque as migas soltas de alheira e grelo, as lascas de bacalhau, um pouco mais de azeite utilizado na cozedura e por fim, o ovo estrelado.


Nota: Foram degustados 2 tintos. O Papa Figos, como não poderia deixar de ser foi o eleito.

1 comentário:

Zé Esteves disse...

Muita bom! my kind of dish! :D

Enviar um comentário